Drogas



Como ficar longe delas?



As drogas hoje em dia são muito utilizadas e muitas vezes, sem serem percebidas principalmente pelos jovens.
Muitos começam a utilizar álcool, tabaco e outras drogas para fugir da realidade,
sentirem-se felizes ou por verem os amigos usando.
O ser humano precisa começar a parar com isso e perceber que elas não lhes trarão felicidade, mas sim problemas futuramente ou até a morte e quem sairá prejudicado são eles mesmos.
Podem ser combatidas e prevenidas na criação em casa, ao ver isso acontecendo com seus familiares. E também na escola, ao ver o caminho e o rumo que seus amigos tomaram ao se envolver.
 Existe a lei que proíbe as drogas legais: bebidas alcoólicas e tabaco para menores de 18 anos; mas não são respeitadas, por isso são tão desejadas e utilizadas. Há ainda os centros de reabilitação para as pessoas se reabilitarem e voltarem ao normal.

Com urgência temos que mudar esse nível de uso de drogas elevado, e começarmos a ter uma boa educação para a vida saudável o uso de esportes, lazer, cultura.  Liguem-se!

Miriã Nunes Pereira  -  3ª série A  - 2013

Tema: Artigo de opinião - A PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS (Produção textual diagnóstica enviada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)


***


PREVENÇÃO DINÂMICA

                         O uso de drogas está aumentando conforme o tempo passa, não apenas o uso feito por adultos, mas também por adolescentes que, muitas das vezes, começam a usar por incentivo de amigos e em busca de fugir da realidade, sentir prazer ou apenas para experimentar algo novo. O que acaba causando o vício, um labirinto sem fim. 
                       Penso, acredito, tenho certeza de que para evitar esse estágio de vício, a prevenção ao uso de drogas deveria ter mais comprometimento e parceria dos órgãos governamentais, sejam eles federais, estaduais ou municipais. Um exemplo positivo dessa intervenção foi a proibição do tabaco em ambientes fechados para evitar que prejudicasse a saúde de outras pessoas. 
                              Poderiam também ser implantadas em comunidades mais vulneráveis um centro de prevenção ao uso de drogas, onde houvessem palestras e que tratassem desse assunto de um modo mais dinâmico. Um pouco mais direcionado ao desenvolvimento humano, onde tivessem acesso a esportes, cultura, lazer, com a participação de toda a família, que é o alicerce para a vida, para um futuro digno aos jovens. 

Fernanda Maria Issac - 3 ano A - Ensino Médio 2013


Tema: Artigo de opinião - A PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS (Produção textual diagnóstica enviada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)



****



Diga "não "às drogas

       Drogas: um problema cada vez mais frequente nos dias de hoje, principalmente para os  jovens e até mesmo para as crianças.

      Muitas famílias atualmente sofrem com esse problema, pois muitas vezes tem em casa um jovem que já se encontra dependente, mas o pior de tudo é que começa com uma simples pergunta:
       - Aceita?
      - Ah... só essa vez!
E é nesse ponto onde está o problema, o adolescente experimenta uma, duas, três e vai...  E quando vai se dar conta, já não consegue mas parar e não se preocupa mais com as consequências que virão pela frente.
       As drogas podem causar muitos problemas de saúde, um exemplo: cigarro e álcool causam problemas nos pulmões; câncer, cirrose entre outros.
Para enfrentar essa batalha, o caminho é  começar a partir de casa, da própria família do dependente químico, pois muitas vezes é preciso somente que os pais tomem iniciativas dando conselhos, conversando e incentivando seu filho sempre a dizer "não" às 'drogas. Também é impostante convidá-lo a assistir palestras, participar de campanhas educativas e etc.
Por isso, diga sempre "não" ás drogas, já que a porta de entrada ao vício começa de um simples SIM.
      - VIDA sim!
      - DROGAS não!   

Ana Paula - 3ª série - Ensino Médio 2013

Tema: Artigo de opinião - A PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS (Produção textual diagnóstica enviada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Professora Miriam Bottino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre sua visita, deixando um comentário. por favor.