Não sabe o que começar a ler hoje?

Coração de vidro,
de José Mauro de Vasconcelos
(o mesmo autor de Meu pé de laranja lima, famoso romance que foi adaptado para telenovela)
: Fazenda
Personagens: Pássaro, Peixe, Cavalo e Árvore

As histórias são contadas pelo ponto de vista dos personagens, enfatizando a maldade dos homens, que estragam tudo...
O pássaro azulão relata o quão feliz é ao observar a natureza: “Segundo mamãe, passarinho precisa primeiro tomar uma indigestão de beleza, para então exprimir o efeito dessa beleza, nas notas do cantar”.

Clóvis, o peixe, de dentro do aquário da casa de aves e após ser comprado, relembra sua vida feliz no açude da fazenda e das palavras da professora Quitéria: “Menino, deixe de sonhar. Perca essa eterna mania em viajar. Esconda-se quando vir que os homens vêm com redes à procura de vocês. Nada vale mais que a liberdade.  Aqui você tem a companhia, o carinho dos seus. Isso é o mais importante.”
O cavalo de Ouro relata sua vida desde o seu nascimento.
É lindo e fica feliz ao ser elogiado pelos humanos.  Até o momento de separação de sua mãe, para se tornar um cavalo de corrida.
“Como os homens eram bobos. Porque podíamos nós entender toda a sua linguagem e eles nunca conseguiam entender a nossa!...”
Vários pequenos contos encerrando uma única história, uma das mais tocantes que já li.
Professora Miriam

***

Clique aqui se quiser consultar uma análise da obra
Conhece Capitães da areia, de Jorge Amado?



                  Esse livro é um romance do escritor brasileiro Jorge Amado. E a história do livro retrata a vida de menores, que vivem do tráfico, roubando para ter o que comer,
e mostra a imensa pobreza desses garotos,

a vida miserável que eles levam e as dificuldades que eles passam, também podemos ver a vaga revolta contra o mundo hostil, a liberdade que esses garotos encontram nas ruas, a lealdade grupal e certa maturidade prematura que, contudo, cede lugar a rasgos de deslumbramento infantil ou à falta de uma mãe. O livro retrata o quão importante é o carinho de uma mãe, um beijo de boa noite etc. Podemos encontrar lendo o livro, uma história de amor impressionante sobre o chefe dos Capitães da Areia, e Dora, uma menina órfã. 




http://www.bing.com/videos/search?q=capitaes+de+areia&qpvt=capitaes+de+areia&FORM=VDRE
Dora e Pedro Bala


Vá rolando a página e encontre algumas outras dicas de leitura.

***

Depois daquela viagem, de Valéria Pollizzi

http://depoisdviagem.blogspot.com.br/

       Um livro tocante e verdadeiro, um testemunho da coragem e da determinação de levar adiante a vida, apesar da AIDS.
       Como numa conversa entre amigos, o leitor tem a oportunidade de partilhar com Valéria a angústia de compreender que ela contraiu um dos males mais comentados a partir da década passada. Ao mesmo tempo, Depois daquela viagem propicia uma verdadeira imerso cultural no cotidiano e na alma dos jovens de sua época.
 
O livro começa no ano de 1986, quando todos acreditavam que o vírus HIV infectava apenas os homossexuais e havia pouca informação de como evitar a infecção e também havia um grande preconceito. Não havia medicamentos para amenizar os sintoma. Só a partir de 1990 descobriram como amenizar os sintomas. O livro termina em 1994 com a doença no mundo aumentando cada vez mais.
Palavras da autora: "Pensar e escrever o livro foi um processo de três anos, no qual cresci muito. Em primeiro lugar, tive de trabalhar muitas questões dentro de mim, para depois colocá-las no papel. O intuito era mostrar que as pessoas podem viver com o HIV, para ajudar outros soropositivos como eu. E também mostrar que a AIDS pode acontecer com qualquer um".




***

 Feliz Ano Velho, 

de  Marcelo Rubens Paiva

A partir do acidente que sofreu ao dar um mergulho e bater a cabeça, Marcelo vê sua vida mudar radicalmente. Seus dias no hospital, as visitas que recebeu, as histórias que viveu são relatadas sob uma nova perspectiva: a de um jovem que sempre fez tudo o que podia e queria, e que, agora, sentado em uma cadeira de rodas, vê-se impotente diante dos acontecimentos, dependendo da ajuda de amigos e familiares para reaprender a viver.





Professora Miriam Bottino





Um comentário:

  1. Todas as obras sugeridas nesta página estão disponíveis na Sala de Leitura da nossa escola: E.E. Dr Wilquem Manoel Neves.

    Visitem nossa Sala de Leitura, pessoalmente e virtualmente: http://saladeleitura-wilqueteca.blogspot.com.br/

    Espero que se encantem com o a magia das palavras brincando nos textos,

    professora Miriam

    ResponderExcluir

Registre sua visita, deixando um comentário. por favor.