segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sociedade X tatuagem

             
                Falar em tatuagens nos dias de hoje é complicado, pois a prática se popularizou e apareceram diversas opiniões e argumentos contra e a favor. Cada pessoa tem sua individualidade, sua maneira de pensar como quiser.
 
          Alguns afirmaram que independe do desenho tatuado, se estiver à mostra, prejudicará de alguma forma o indivíduo. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, não vão querer saber se aquilo tem um significado importante ou não para o candidato. Apenas pelo fato de ser tatuado, poderão julgá-lo como marginal ou algo parecido. Porém, essa postura preconceituosa pode variar e esse julgamento pode se modificar de acordo com a classe social: se alguém de alto nível sócio-econômico se tatua, é chique! Se uma pessoa vista como "pobre" faz isso, será visto como bandido.
                 Isso é muito relativo, hoje em dia existem mães, por exemplo, tatuando o nome de seus filhos, ou vice-versa. Ou seja, para a pessoa há um significado importante naquela marca. Não diria que seja uma prova de amor, mas uma maneira audaciosa de expressar o que sente. Já no caso de casais que tatuam o nome do parceiro ou da parceira é mais complicado, porque não há uma certeza de que o relacionamento vá durar para sempre como a tatuagem. 

                    É Preciso pensar em todas as consequências antes de se decidir fazer um desenho no corpo. Se refletiu e acha que vale a pena, então por que não? Desde que tenha autorização dos pais no caso de ser menor de idade, cada um é dono do seu corpo e tem o direito de escolher o que fazer nele.

Bruna Larissa Pegoraro - 3ª série A - EM - 2013

Tema: Artigo de opinião - Tatuagem vira moda entre adolescentes (Produção textual diagnóstica enviada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre sua visita, deixando um comentário. por favor.