terça-feira, 23 de abril de 2013

Tatuagem em foco: lei ou não?

           A tatuagem é um desenho, uma pintura feita na pele com corantes, que pode prejudicar.
       
          Já é tempo de avançar e se concretizarem as iniciativas para proteger menores de idade das consequências negativas que podem ocorrer por uma escolha imatura.

         A Câmara Federal está analisando o projeto de lei do deputado Márcio Marinho que prevê punição para quem realizar tatuagens em crianças e adolescentes. A pena será de dois anos de reclusão mais a multa. O deputado justifica dizendo que a realidade de tatuagens em crianças e jovens vem se banalizando no Brasil e que é preciso impedir essa prática devido aos riscos a saúde dos jovens como o contato de doenças transmissíveis através do sangue.
        A revista eletrônica "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, foi publicado que no Brasil não existe uma única lei a respeito de tatuagens em crianças e jovens. No entanto  alguns estados do país controlam essa prática permitindo sem problema algum a realização dos desenhos em jovens, desde que sejam maiores de 16 anos e tenham autorização dos pais.
        Já em Juiz de Fora, Minas Gerais, desde que haja a autorização dos pais, não existe uma lei que proíba em qualquer idade. Em Uberaba, que fica no mesmo estado, os pais de uma jovem foram indenizados por um tatuador que tatuou seu filho sem autorização.
         Estão certos, sim, os que se adiantam criando obstáculos para que esses jovens tomem essa decisão sozinhos. Vários fatores fundamentam essa atitude, um deles é a saúde dos mesmos e outro o fato de que, na maioria das vezes, após se tornarem adultos, eles se arrependem do ato cometido na juventude.
          É importante, sem dúvida, que se crie uma lei que proíba definitivamente a tatuagem em crianças e adolescentes em todo o país.

Fernanda M. Isaac - 3ª série A - EM - 2013

Tema: Artigo de opinião - Tatuagem vira moda entre adolescentes (Produção textual diagnóstica enviada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre sua visita, deixando um comentário. por favor.