terça-feira, 5 de março de 2013

Aceitando as diferenças

É fácil aceitar as diferenças?
                     A palavra preconceito significa ideia preconcebida, ou seja, uma ideia antecipada em relação a alguma coisa. Em nossa  sociedade, frequentemente vemos ou sentimos o preconceito em relação à  raça, religião, condição financeira, entre outras características de uma pessoa ou grupo de pessoas. Na verdade, esse problema existe há muito tempo e as discussões a respeito desse assunto vem crescendo a cada ano.
                     Acredito que o preconceito surge da dificuldade que o ser humano tem em aceitar o que é diferente. Para o preconceituoso essa diferença faz com que ele se sinta superior àquele que está sofrendo o preconceito, dando-se o direito de humilhar e a maltratar e, em alguns casos, até matar o outro. Podemos observar, principalmente através de noticiários na televisão, a que ponto as pessoas podem chegar quando o preconceito é exagerado. Matam homossexuais, prostitutas, moradores de rua. E então pergunto: com que direito fazem isso? Até que ponto nossa sociedade vai permitir que essas barbaridades aconteçam?
                     Bem, a resposta cabe a cada um pensar. Quem sabe se os pais incentivassem seus filhos a não ter nenhum tipo de preconceito e esses filhos repassassem aos amigos esse respeito que devemos ter com o próximo. Mas, infelizmente, essa atitude parte de cada um. Poderíamos também sair gritando por aí que cada um tem o direito de fazer suas escolhas, que somos todos humanos e que as diferenças devem ser respeitadas, mesmo quando não forem aceitas. Porém, mesmo que gritássemos, ainda assim existe a liberdade de se concordar ou não com nosso ponto de vista.
                     Então a solução é fazermos a nossa parte e esperarmos que um dia os intolerantes consigam se colocar no lugar do outro e parem com essas ideais ignorantes para que as pessoas sejam mais felizes e o mundo seja melhor.

Bruna Pegoraro - 3ª série A - Ensino Médio - 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre sua visita, deixando um comentário. por favor.