quinta-feira, 7 de março de 2013

Reflita: o preconceito está a nossa volta

                      O preconceito é um tema muito discutido até hoje. Um assunto que gera polêmica, pois envolve opiniões várias sobre etnias, modo de viver e de pensar das pessoas.
                      Muitos dizem que discriminação é coisa do passado, que hoje em dia não há mais o pensamento preconceituoso, mas está evidente que ainda existe. Isso pode se observar logo na infância, quando as crianças começam a colocar apelidos maldosos, que ressaltam as imperfeições e diferenças dos colegas de classe.
                      Basta também para para observar e ver o que acontece a sua volta. Você vai encontrar muitos casos de pessoas que ainda sofrem com isso. Em noticiários, jornais, revistas e, até mesmo em nosso cotidiano, ocorrem fatos de pessoas julgadas por sua etnia, sua sexualidade, religião, modo de pensar etc. Muitas pessoas humildes passam por situações tristes, como aconteceu uma vez em um estacionamento de supermercado, um homem negro foi abrir seu carro e um segurança o acusou de tentativa de roubo. Engana-se quem pensa que isso não acontece com ricos e famosos, existem vários casos de jogadores negros que recebem apelidos maldosos, como por exemplo: "macaco".
                        Precisamos refletir e ver que o preconceito não é  saudável, que cor de pele, status social, religião e tantas outras coisas não definem caráter e temos que ter a consciência que, acima de tudo, somos seres humanos e merecemos respeito.

Larissa de Oliveira - 3 ª série A - Ensino Médio - 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre sua visita, deixando um comentário. por favor.